Mostra Danca - ide 2017

Instituto de Difusão Espírita
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Mostra Danca

A DANÇA NO MOVIMENTO ESPÍRITA

Corria o ano de 1995.
Em Araras, São Paulo, estávamos iniciando os preparativos para uma Exposição Espírita, com o tema Evolução, com as crianças e jovens do Instituto de Difusão Espírita.
Daniela Luciana Pereira era, nesta época, integrante do Grupo Espírita Teatral Laurinho, do IDE. Sabendo que Daniela também era dançarina, fizemos um pedido (ou desafio) para que ela tentasse criar uma coreografia com o mesmo tema da exposição, ou seja, Evolução.
Algum tempo depois, a Daniela nos chamou para ver o resultado.
Assistimos emocionados a sequência evolutiva dos seres, a partir de uma ameba, os seres pluricelulares, os animais nas florestas, gorilas, antropoides até o surgimento do homem moderno.
No início de 1996 o espetáculo foi apresentado ao público, sendo um sucesso extraordinário.
Lágrimas rolaram dos olhos de muitos, e nesse dia surgia o Grupo Espírita de Dança Evolução ou GEDE, que existe até hoje.                                                                                        Walter O. Alves

MOSTRA ESPÍRITA DE DANÇA OFICINA DO ESPÍRITO

História da Mostra

A Mostra Espírita de Dança ”Oficina do Espírito” foi criada pelo Grupo Espírita de Dança Evolução e aconteceu pela primeira vez em 05 Outubro de 2001, no Instituto de Difusão Espírita em Araras.

O grupo, criado em Dezembro de 1995, desconhecia até então, a existência de outros grupos  de dança no movimento espírita.  O objetivo da mostra  era descobrir  outros grupos existentes, através da divulgação nacional do evento.

Além disso, surgia a meta de difundir a dança dentro da Doutrina Espírita, oferecendo oficinas de capacitação aos grupos, palestras e noites artísticas, onde permutando experiências, lapidassem o trabalho técnico e artístico dos grupos.

Lançada a divulgação a nível nacional, com ajuda da Editora do Instituto de Difusão Espírita, veio a agrádavel surpresa, quando começaram a chegar as primeiras inscrições:

Grupo Sáphyra de Pernambo, Grupo Arte Vidinha de Franca, Grupo “Graça e Luz” de São Paulo, Jovens Espíritas a Caminho da Luz (JECAL) – SP, Grupo Força, Esperança e Harmonia (FEH) também de São Paulo, Casas André Luiz (SP) e APAE – Araras.

Daniela coordenou o GEDE  de 1995 até 2004, quando mudou para o estado do Espírito Santo, onde criou mais um grupo de Dança, o GEDRI, Grupo Espírita de Dança Reforma Íntima.

Em 2008 mudou-se para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde criou outro grupo de dança, o Grupo Espírita de Dança Iluminar, em Ribeirão das neves.
Instituto de Difusão Espírita
Rua Emílio Ferreira, 177, Araras-SP
Fone: (19) 3541 5215
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal