Pedagogia - ide 2017

Instituto de Difusão Espírita
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pedagogia

<=  PEDAGOGIA ESPÍRITA

A Pedagogia Espírita é a ciência e arte da educação do Espírito, o processo através do qual se desenvolve o “germe” da perfeição no íntimo de cada um, Espíritos imortais que somos, filhos e herdeiros de Deus.
É o desenvolvimento gradual e progressivo das potências da alma, através do exercício do amor e do  “conhecimento de si mesmo” que faz germinar essa essência Divina e dar os frutos do amor e da sabedoria.

É o retorno do amor e da verdade Universal ao cenário pedagógico da humanidade através da coragem de expressar essa verdade sem preconceitos, sem meias verdades, como o fez Eurípedes Barsanulfo.
O conhecimento da verdade universal é necessária e indispensável ao conhecimento de si mesmo e, portanto, ao desenvolvimento das qualidades interiores da alma, das potências do Espírito, nesta nova etapa evolutiva a que estamos adentrando.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”,  (João 8:32), as palavras de Jesus continua ressoando em nossos corações e repercutindo em nossas almas, alertando nossa responsabilidade com a verdade.
E Karde esclarece: O conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual (O Livro dos Espíritos. q. 919)

AS POTÊNCIAS DA ALMA
Léon Denis e outros autores nos afirmam que são três as potências da Alma:
o amor, a inteligência e a vontade.

A inteligência (aspecto cognitivo) corresponde ao aspecto quantitativo da energia mental, o quanto o indivíduo sabe ou a abrangência de sua capacidade intelectual. Define a capacidade de entendimento e compreensão dos fatos, a sua “maneira de ver” o mundo.
O sentimento (aspecto afetivo) é energético e representa a qualidade da energia mental - sentimentos bons ou negativos.
A vontade (aspecto volitivo)  é energia ativa e representa a força que direciona a ação e define a intensidade dessa energia.


Não resta dúvida, pois que a Pedagogia Espírita esta presente hoje na mente e nos corações dos educadores que enfrentam todos os preconceitos por amor à verdade, independente do título de professor, mestre ou doutor, que são resquícios da vaidade humana. Esta presente nos jovens e adultos que labutam na evangelização infanto-juvenil, que palestram nas casas Espíritas, que participam nos grupos de estudos, nas atividades assistenciais exercitando e exemplificando o amor ao próximo.
Esta presente no jovem que atua no teatro, que canta e dança fazendo da arte sublime escada de elevação do Espírito.

A arte em sua expressão mais nobre vai tomando forma, vencendo preconceitos, e se espalhando de norte a sul do Brasil, através da música, do teatro, da dança, da literatura e das artes plásticas em sua vasta abrangência.

A INSTITUIÇÃO ESPÍRITA = ESCOLA DO ESPÍRITO
Segundo amigos Espirituais que orientam nosso trabalho, a casa espírita representa hoje (ou deveria representar) a Escola do Espírito em toda a sua simplicidade, beleza e dinamismo espiritual, vivendo o amor, iluminando o coração e a mente das crianças, dos jovens, dos adultos e mesmo do Espírito desencarnado, pois somos todos, em essência, Espíritos em evolução.
A Evangelização do Espírito caminha até hoje através dos trabalhos de Eurípedes Barsanulfo e imensa legião de trabalhadores vinculados ao seu coração amoroso e sábio, que irradiam por toda parte as luzes do conhecimento espiritual, de norte ao sul de nosso Brasil, bem como para muitos outros países.

Instituto de Difusão Espírita
Rua Emílio Ferreira, 177, Araras-SP
Fone: (19) 3541 5215
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal